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Professores

Guia de Professores

Nessa guia, será parametrizado os dados dos professores na integração.

 

Guia Criação de Professores

Esta guia é usada para configurar a criação dos usuários, contendo o Tipo de Integração, Parâmetros de Busca e Parâmetros de Criação.

 

Tipo de Integração

    • Inativo: selecionando este campo nenhum professor será criada no Active Diretory.
    • Padrão: selecionando este campo, o processo de integração irá criar os professores conforme a estrutura parametrizada na grid.
    • Customizado: caso a estrutura padrão de criação de professores não atenda a demanda da instituição é possível customizar esta criação através de uma fórmula visual.

 

Parâmetros de busca

Os “parâmetros de busca” referem-se aos critérios que você pode especificar ao realizar uma consulta ou pesquisa no diretório.

 

Campo de busca

Antes da criação do professor é realizado uma verificação para constatar se o professor já possui um cadastro no Active Diretory, segue abaixo os campos que podem ser utilizados para realizar essa validação:

      • Common Name: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o nome do professor para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “Common Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
      • User Principal Name: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o nome principal do professor para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “User Principal Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
      • User Logon Name: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o registro de login do professor para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “Logon Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.

 

Prioridade

A “Prioridade” é um atributo que varia de 1 a 3, onde o valor 1 indica a maior prioridade e o valor 3, a menor. Esse atributo é aplicado aos perfis de aluno, professor e funcionário. Quando um usuário possui múltiplos perfis atribuídos – por exemplo, possui simultaneamente o perfil de aluno e professor – a integração priorizará a criação do perfil que detém o valor mais baixo na escala de prioridade. Isso significa que, caso um usuário tenha perfil de aluno (prioridade 1) e também seja um professor (prioridade 2), a integração dará prioridade à criação do perfil de aluno devido à sua maior prioridade. Essa lógica é aplicada para garantir que o perfil mais importante ou central para a função do usuário seja definido em casos de múltiplas atribuições.

 

Ativa Criação de Professor

Selecionando está opção a integração irá criar os usuários baseado na configuração utilizada em “Parâmetros de Criação”.

 

Parâmetros de Criação

    • Habilitar segurança: durante a criação do usuário, ativará as medidas de segurança padrão ou pré-configuradas para o novo perfil. Isso pode incluir a exigência de uma senha forte, a definição de políticas de expiração de senha, restrições de acesso a determinados recursos ou pastas, entre outras configurações destinadas a proteger a conta do usuário e os dados associados a ela.
    • Não pode alterar senha: o usuário não poderá alterar a senha utilizada durante a criação.
    • Senha nunca expira: a senha informada durante a criação não terá um prazo de validade.
    • Senha expira agora: a senha informada durante a criação estará com a validade vencida, portanto o usuário terá que redefinir uma nova senha.

 

Campo do “Common Name (CN)”

O Common Name será utilizado para criação do login do usuário no Active Diretory, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do professor” para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguido do “Código do professor” para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERCNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERCNAD para preencher o ID “Common Name” durante a criação do usuário. O campo “USERCNAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional.

 

Campo do e-mail

Será utilizado para preencher o email do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, por exemplo utilizando o “Código do professor” com sufixo @wornow.com.br: 12345@worknow.com.br

      • Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente Números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do professor” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Coligada + Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida do “Código do professor” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Chapa” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Coligada + Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida da “Chapa” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
      • Campo Complementar EMAILAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar EMAILAD” para preencher o campo do Email durante a criação do usuário. O campo “EMAILAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional. 

 

Campo da Senha

A senha pode ser criada a partir dos campos abaixo, se utilizar a opção “Fixa para todos” o campo “Senha fixa para todos:” irá liberar o preenchimento.

      • Fixa (2 primeiras letras do nome + @ + data de nascimento ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, todos os usuários criados pelo integrador receberão uma senha gerada pelas duas primeiras letras do nome, sendo a primeira letra maiúscula e segunda letra minúscula, seguidas de @ e a data de nascimento (composta por dia, mês e ano, somente números). 
      • Campo Complementar SENHAAD: ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar SENHAAD para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo “SENHAAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional. inserir hyperlink
      • Fixa para todos: ao optar por esta configuração, todos os usuários receberão a mesma senha. Lembrando que é necessário conter letra maiúscula, minúscula, símbolo, número e conter mais de oito caracteres.
      • CPF (apenas números): ao optar por esta configuração, a senha de todos os usuários será seu “CPF”, somente números.
      • Data de Nascimento (ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, a senha de todos os usuários será sua “data de nascimento”, composta por dia, mês e ano, somente números.

Campo do User Principal Name

Será utilizado para preencher o “User Principal Name”, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do professor” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguido do “Código do professor” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Chapa” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguido da “Chapa” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERPNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERPNAD para preencher o “User Principal Name” durante a criação do usuário. O campo “USERPNAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional.

Campo do User Logon Name

Será utilizado para preencher o “User Logon Name”, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do professor” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguido do “Código do professor” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Chapa” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguido do “Chapa” para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERLNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERLNAD para preencher o “User Logon Name” durante a criação do usuário. O campo USERLNAD é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional.
        inserir hyperlink.

Guia Containers – Grupos

Esta guia é utilizada para configurar o “Container” destinado à professores com usuários ativos e inativos, bem como para configurar os “Grupos”.
Containers/Grupos
      • Container para usuários Ativos: Nesse campo deve-se preencher a Unidade Organizacional (Organization Unit – OU), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente aos professores ativos. Exemplo de preenchimento: OU=Ativos,DC=empresa
      • Container para usuários Inativos: Nesse campo deve-se preencher a Unidade Organizacional (Organization Unit – OU), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente aos professores inativos. Exemplo de preenchimento: OU=Inativos,DC=empresa
      • Grupos: Nesse campo deve-se preencher o Nome Comum (Common Name – CN), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente ao grupo. Exemplo de preenchimento: CN=Grupo1,DC=empresa

Guia E-mail de Professores

Essa guia é usada para configurar o envio de e-mails aos usuários criados.

E-mail de Professores

Enviar e-mail ao criar professores

Selecionando essa opção, todo usuário de professor criado receberá um e-mail com as descrições configuradas abaixo.

HTML

Ao escolher esta opção, o e-mail será enviado no formato “HTML”, permitindo não apenas o envio de texto, mas também a inclusão de imagens.

Tags Disponíveis

As Tags disponíveis possibilitam a personalização dinâmica de conteúdos, substituindo-as pelos valores correspondentes a cada usuário. Isso permite uma comunicação mais direcionada e individualizada.

Assunto do e-mail

Neste campo, é necessário inserir o conteúdo que representará o assunto tratado no e-mail.

Corpo do e-mail

Este campo deve ser preenchido com a mensagem que os professores receberão após a criação de seus usuários, utilizando as Tags a seguir como exemplos:
Olá [[NOME]],
Bem-vindo à nossa plataforma educacional! Seu Código do Prefessor é [[CODPROF]].
Utilize a senha temporária [[SENHA]] para acessar sua conta. Após o login, recomendamos alterar sua senha para garantir a segurança da sua conta.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte
Essas Tags serão automaticamente preenchidas com informações específicas de cada professor ao enviar os e-mails, personalizando as mensagens para cada destinatário.
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