Wikihelp
Seção
< All Topics

Alunos

Guia de Alunos

Nesta guia vamos parametrizar o campo alunos na integração.

Guia Criação de Usuários

Esta guia é usada para configurar a criação dos usuários, contendo o Tipo de Integração e Parâmetros de Criação.

 

Tipo de Integração

    • Inativo: selecionando este campo nenhum “aluno” será criado no D2L.
    • Padrão: selecionando este campo, o processo de integração irá criar o “aluno” conforme a configuração parametrizada.
    • Customizado: caso a estrutura padrão de criação de “alunos” não atenda a demanda da instituição é possível customizar esta criação através de uma fórmula visual.

 

Parâmetros de Criação

Tornar Usuário Ativo

Selecionando está opção a integração irá criar os usuários com seu perfil ativo.

Utiliza Nome Social 

Selecionando esta opção, o campo ‘Nome Social’ é utilizado durante a criação do usuário de aluno. O preenchimento desse campo deve ser composto, isso quer dizer que precisa ter nome e sobrenome.

Ativa Criação de Aluno

Selecionando esta opção a integração irá criar os usuários baseado na configuração utilizada em “Parâmetros de Criação”.
E-mail na Criação

Selecionando esta opção a integração irá criar os usuários apenas se for informado um e-mail válido.

Campo de busca no D2L

Antes de criar um novo aluno, é realizada uma verificação para determinar se o aluno já possui um registro no D2L.

    • Username: a integração verificará se o usuário do aluno está registrado no D2L. Se o registro for identificado, o usuário será vinculado. Isso implica em registrar o IDD2L correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.

 

Campo do Usuário

O Campo do usuário será utilizado para criação do login do usuário no D2L, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.
    • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
    • CPF (somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
    • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
    • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada seguido do RA” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
    • Campo Complementar USERD2L: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “USERD2L” para preencher o “Campo do usuário” durante a criação do usuário. O campo “USERD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
    • Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Email” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.

Prefixo do usuário

Este campo é opcional e permite adicionar um texto ou número que será inserido antes do conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o login do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.

Sufixo do usuário

Esse campo é opcional e possibilita acrescentar um texto ou número após o conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o login do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.

Campo do e-mail 

Será utilizado para preencher o e-mail do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um sufixo, por exemplo utilizando o “RA” com sufixo “@wornow.com.br”: 12345@worknow.com.br

    • Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
    • CPF (somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
    • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
    • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida do “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
    • Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
    • Campo Complementar EMAILD2L: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “EMAILD2L” para preencher o campo do Email durante a criação do usuário. O campo “EMAILD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.

 

Sufixo do E-mail

Esse campo é opcional e possibilita acrescentar um texto ou número após o conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o e-mail do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.

 

Campo da senha

A senha pode ser criada a partir dos campos descritos abaixo, se utilizar a opção “Fixa para todos” o campo “Senha fixa para todos:” irá liberar o preenchimento.
    • Fixa (2 Primeiras letras do Nome Xx + @ + Data de Nascimento ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, todos os usuários criados pelo integrador receberão uma senha gerada pelas duas primeiras letras do nome, sendo a primeira letra maiúscula e segunda letra minúscula, seguidas de @ e a data de nascimento (composta por dia, mês e ano, somente números).
    • Campo Complementar SENHAD2L: ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “SENHAD2L” para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo “SENHAD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
    • Data de Nascimento (ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Data de Nascimento”, apenas números, para preencher a senha durante a criação do usuário.
    • Integração Office365: ao optar por esta configuração, será habilitada a utilização das credenciais do Office365 para autenticar e gerenciar as senhas dos usuários. Isso proporciona uma integração direta entre a plataforma D2L e o ambiente do Office365, facilitando a gestão de senhas e a autenticação dos usuários
    • Fixa para todos: ao optar por esta configuração, todos os usuários receberão a mesma senha. Lembrando que é necessário conter letra maiúscula, minúscula, símbolo, número e conter mais de oito caracteres.

 

Senha fixa para todos

Ao escolher “Fixa para todos”, você poderá inserir a senha desejada nesse campo. Isso garantirá que todos os usuários tenham acesso à mesma senha com os requisitos de segurança necessários.

 

SQL de Substituição de dados (coluna = campo)

Caso a configuração da parametrização utilizada na integração de cursos, não contemple os valores desejados, é possível modificar o campo através de uma consulta SQL.

 

Guia Vínculo em Cursos

Esta guia é usada para configurar o vínculo de usuários ao curso.

 

Parâmetros de Vínculo de Alunos

Estes parâmetros definem quando o aluno será inserido e/ou removido do curso.

Regra para adicionar ao curso

Estes parâmetros definem a regra para inserir o aluno no curso.

 

Data início do Vínculo
      • Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno será inserido ao curso no momento em que o curso for criado.
      • Data Início da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de início da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
      • Data da matrícula na Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de matricula, isso quer dizer, na data em que inserido na turma/disciplina.

 

Dias Antes

Este campo é utilizado para adicionar dias antes da data preenchida na turma/disciplina, para que o aluno seja inserido no curso antes da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o aluno será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do aluno ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina.

 

Data Final do Vínculo
      • Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno não será desvinculado ao curso. Porém perderá acesso caso o curso seja finalizado ou concluído.
      • Data Final da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente desvinculado ao curso na data de final da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
Dias Depois

Este campo é utilizado para adicionar dias depois da data preenchida na turma/disciplina, para que o aluno seja desvinculado do curso depois da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o aluno será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do aluno ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina

Atenção: as opções acima ativam o campo lateral, o qual permite definir a quantidade de dias para antecipação ou postergação do recurso selecionado. Essa funcionalidade facilita a preparação prévia de toda a estrutura no D2L antes do início oficial das aulas. Além disso, os dados podem continuar a ser integrados até um determinado número de dias após a data final.
Para que a integração funcione corretamente, caso escolha uma das opções acima, é necessário que as datas iniciais das turmas/disciplinas estejam devidamente preenchidas.

 

Regra para adicionar ao curso
      • Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será adicionado ao curso.
      • Aluno ativo no período letivo: escolhendo essa opção, todo aluno ativo no período letivo vigente ou informado na guia de condições será inserido ao curso.
      • Conta como aluno matriculo na turma: escolhendo essa opção, todo aluno existente na turma/disciplina será inserido ao curso.
      • Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
      • Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
      • Aluno com qualquer status: escolhendo essa opção, o aluno será inserido ao curso independente de sua situação de matrícula.
Status de matrícula (separados por vírgula)

Este campo é destinado ao preenchimento dos IDs correspondentes às situações de matrícula desejadas para a inserção do aluno no curso.

Identificador Curso Global (todos os alunos)

Este campo é designado para inserir o ‘ID’ do curso global, onde todos os alunos serão adicionados. Geralmente utilizado para um curso introdutório e de boas-vindas.

Identificador do Perfil do Aluno

O identificador é usado para personalizar a experiência do aluno, como oferecer acesso a determinados recursos, conteúdos ou ferramentas com base no perfil específico atribuído a esse aluno dentro da plataforma. É uma maneira de gerenciar e organizar as configurações e permissões dos alunos de forma mais detalhada e específica, de acordo com as necessidades ou características de cada perfil dentro do ambiente educacional oferecido pela D2L.

 

Regra para remover do curso

    • Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será removido do curso.
    • Aluno Não ativo no período letivo: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que não estiver com status ativo no período letivo.
    • Não conta como aluno matriculado na turma: escolhendo essa opção, irá remover do curso. O aluno caso não esteja matriculado na turma/disciplina.
    • Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
    • Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
    • Não contido nos status do período letivo da inclusão: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula no período letivo específico”.
    • Não contido nos status a disciplina da inclusão: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula na disciplina específico”.

 

Status de Matrícula (separados por vírgula)

Este campo é destinado ao preenchimento dos IDs correspondentes às situações de matrícula desejadas para a remoção do aluno no curso.

Importante: para que a regra de adicionar e remover os alunos funcione de forma harmônica é necessário adicionar regras semelhantes em ambos os campos. Exemplo: se escolher uma regra para adicionar relacionado ao período letivo a regra para suspender/remover deve ser referente ao período letivo também.

Manutenção em Seções

Selecionando essa opção, permite adicionar e remover alunos das Seções criadas pela integração, seguindo as mesmas regras aplicadas aos cursos.

Manutenção em Alunos Excluídos da Turma/Disciplina 

Selecionando essa opção, todo aluno excluído da turma/disciplina no RM, será suspenso/removido do curso no D2L.

 

Guia E-mail de Alunos

Essa guia é usada para configurar o envio de e-mails aos usuários criados.

 

E-mail de Alunos

Enviar e-mail ao criar aluno

Selecionando essa opção, todo usuário de aluno criado receberá um e-mail com as descrições configuradas abaixo.

HTML

Ao escolher esta opção, o e-mail será enviado no formato “HTML”, permitindo não apenas o envio de texto, mas também a inclusão de imagens.

Tags disponíveis

As Tags disponíveis possibilitam a personalização dinâmica de conteúdos, substituindo-as pelos valores correspondentes a cada usuário. Isso permite uma comunicação mais direcionada e individualizada.

E-mail destino

    • Email: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia de identificação do cadastro de aluno (PESSOA.EMAIL).
    • Email complementar: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia complementar do cadastro de aluno (SALUNOCOMPL.EMAILD2L).
    • Email pessoal: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia de endereço do cadastro de aluno (PESSOA.EMAILPESSOAL).

Assunto do e-mail

Neste campo, é necessário inserir o conteúdo que representará o assunto tratado no e-mail.

 

Corpo do e-mail

Este campo deve ser preenchido com a mensagem que os alunos receberão após a criação de seus usuários, utilizando as Tags a seguir como exemplos:

Olá [[NOME]],
Bem-vindo à nossa plataforma educacional! Seu registro acadêmico (RA) é [[RA]].
Utilize a senha temporária [[SENHA]] para acessar sua conta. Após o login, recomendamos alterar sua senha para garantir a segurança da sua conta.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte

Essas Tags serão automaticamente preenchidas com informações específicas de cada aluno ao enviar os e-mails, personalizando as mensagens para cada destinatário.

 

Tags:
Sugira sua integração
close slider

    Gostaria de integrar o TOTVS a alguma Plataforma ?

    Deixe sua sugestão: