Alunos
Guia de Alunos
Nesta guia vamos parametrizar o campo alunos na integração.
Guia Criação de Usuários
Esta guia é usada para configurar a criação dos usuários, contendo o Tipo de Integração e Parâmetros de Criação.
Tipo de Integração
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- Inativo: selecionando este campo nenhum “aluno” será criado no D2L.
- Padrão: selecionando este campo, o processo de integração irá criar o “aluno” conforme a configuração parametrizada.
- Customizado: caso a estrutura padrão de criação de “alunos” não atenda a demanda da instituição é possível customizar esta criação através de uma fórmula visual.
Parâmetros de Criação
Tornar Usuário Ativo
Utiliza Nome Social
Selecionando esta opção, o campo ‘Nome Social’ é utilizado durante a criação do usuário de aluno. O preenchimento desse campo deve ser composto, isso quer dizer que precisa ter nome e sobrenome.
Ativa Criação de Aluno
E-mail na Criação
Selecionando esta opção a integração irá criar os usuários apenas se for informado um e-mail válido.
Campo de busca no D2L
Antes de criar um novo aluno, é realizada uma verificação para determinar se o aluno já possui um registro no D2L.
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- Username: a integração verificará se o usuário do aluno está registrado no D2L. Se o registro for identificado, o usuário será vinculado. Isso implica em registrar o IDD2L correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
Campo do Usuário
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Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
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CPF (somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “CPF” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
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RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
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Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada seguido do RA” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
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Campo Complementar USERD2L: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “USERD2L” para preencher o “Campo do usuário” durante a criação do usuário. O campo “USERD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
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Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Email” para compor o “Campo do usuário” durante a criação do usuário.
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Prefixo do usuário
Este campo é opcional e permite adicionar um texto ou número que será inserido antes do conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o login do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.
Sufixo do usuário
Esse campo é opcional e possibilita acrescentar um texto ou número após o conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o login do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.
Campo do e-mail
Será utilizado para preencher o e-mail do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um sufixo, por exemplo utilizando o “RA” com sufixo “@wornow.com.br”: 12345@worknow.com.br
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- Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- CPF (somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida do “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
- Campo Complementar EMAILD2L: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “EMAILD2L” para preencher o campo do Email durante a criação do usuário. O campo “EMAILD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
Sufixo do E-mail
Esse campo é opcional e possibilita acrescentar um texto ou número após o conteúdo do campo selecionado. Isso ajudará a formar o e-mail do usuário no D2L, adicionando uma identificação adicional ou um padrão específico.
Campo da senha
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- Fixa (2 Primeiras letras do Nome Xx + @ + Data de Nascimento ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, todos os usuários criados pelo integrador receberão uma senha gerada pelas duas primeiras letras do nome, sendo a primeira letra maiúscula e segunda letra minúscula, seguidas de @ e a data de nascimento (composta por dia, mês e ano, somente números).
- Campo Complementar SENHAD2L: ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “SENHAD2L” para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo “SENHAD2L” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
- Data de Nascimento (ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Data de Nascimento”, apenas números, para preencher a senha durante a criação do usuário.
- Integração Office365: ao optar por esta configuração, será habilitada a utilização das credenciais do Office365 para autenticar e gerenciar as senhas dos usuários. Isso proporciona uma integração direta entre a plataforma D2L e o ambiente do Office365, facilitando a gestão de senhas e a autenticação dos usuários
- Fixa para todos: ao optar por esta configuração, todos os usuários receberão a mesma senha. Lembrando que é necessário conter letra maiúscula, minúscula, símbolo, número e conter mais de oito caracteres.
Senha fixa para todos
Ao escolher “Fixa para todos”, você poderá inserir a senha desejada nesse campo. Isso garantirá que todos os usuários tenham acesso à mesma senha com os requisitos de segurança necessários.
SQL de Substituição de dados (coluna = campo)
Caso a configuração da parametrização utilizada na integração de cursos, não contemple os valores desejados, é possível modificar o campo através de uma consulta SQL.
Guia Vínculo em Cursos
Esta guia é usada para configurar o vínculo de usuários ao curso.
Parâmetros de Vínculo de Alunos
Estes parâmetros definem quando o aluno será inserido e/ou removido do curso.
Regra para adicionar ao curso
Estes parâmetros definem a regra para inserir o aluno no curso.
Data início do Vínculo
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- Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno será inserido ao curso no momento em que o curso for criado.
- Data Início da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de início da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
- Data da matrícula na Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de matricula, isso quer dizer, na data em que inserido na turma/disciplina.
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Dias Antes
Este campo é utilizado para adicionar dias antes da data preenchida na turma/disciplina, para que o aluno seja inserido no curso antes da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o aluno será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do aluno ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina.
Data Final do Vínculo
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- Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno não será desvinculado ao curso. Porém perderá acesso caso o curso seja finalizado ou concluído.
- Data Final da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente desvinculado ao curso na data de final da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
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Dias Depois
Este campo é utilizado para adicionar dias depois da data preenchida na turma/disciplina, para que o aluno seja desvinculado do curso depois da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o aluno será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do aluno ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina
Atenção: as opções acima ativam o campo lateral, o qual permite definir a quantidade de dias para antecipação ou postergação do recurso selecionado. Essa funcionalidade facilita a preparação prévia de toda a estrutura no D2L antes do início oficial das aulas. Além disso, os dados podem continuar a ser integrados até um determinado número de dias após a data final.
Para que a integração funcione corretamente, caso escolha uma das opções acima, é necessário que as datas iniciais das turmas/disciplinas estejam devidamente preenchidas.
Regra para adicionar ao curso
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- Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será adicionado ao curso.
- Aluno ativo no período letivo: escolhendo essa opção, todo aluno ativo no período letivo vigente ou informado na guia de condições será inserido ao curso.
- Conta como aluno matriculo na turma: escolhendo essa opção, todo aluno existente na turma/disciplina será inserido ao curso.
- Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Aluno com qualquer status: escolhendo essa opção, o aluno será inserido ao curso independente de sua situação de matrícula.
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Status de matrícula (separados por vírgula)
Este campo é destinado ao preenchimento dos IDs correspondentes às situações de matrícula desejadas para a inserção do aluno no curso.
Identificador Curso Global (todos os alunos)
Este campo é designado para inserir o ‘ID’ do curso global, onde todos os alunos serão adicionados. Geralmente utilizado para um curso introdutório e de boas-vindas.
Identificador do Perfil do Aluno
O identificador é usado para personalizar a experiência do aluno, como oferecer acesso a determinados recursos, conteúdos ou ferramentas com base no perfil específico atribuído a esse aluno dentro da plataforma. É uma maneira de gerenciar e organizar as configurações e permissões dos alunos de forma mais detalhada e específica, de acordo com as necessidades ou características de cada perfil dentro do ambiente educacional oferecido pela D2L.
Regra para remover do curso
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- Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será removido do curso.
- Aluno Não ativo no período letivo: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que não estiver com status ativo no período letivo.
- Não conta como aluno matriculado na turma: escolhendo essa opção, irá remover do curso. O aluno caso não esteja matriculado na turma/disciplina.
- Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Não contido nos status do período letivo da inclusão: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula no período letivo específico”.
- Não contido nos status a disciplina da inclusão: escolhendo essa opção, irá remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula na disciplina específico”.
Status de Matrícula (separados por vírgula)
Este campo é destinado ao preenchimento dos IDs correspondentes às situações de matrícula desejadas para a remoção do aluno no curso.
Importante: para que a regra de adicionar e remover os alunos funcione de forma harmônica é necessário adicionar regras semelhantes em ambos os campos. Exemplo: se escolher uma regra para adicionar relacionado ao período letivo a regra para suspender/remover deve ser referente ao período letivo também.
Manutenção em Seções
Selecionando essa opção, permite adicionar e remover alunos das Seções criadas pela integração, seguindo as mesmas regras aplicadas aos cursos.
Manutenção em Alunos Excluídos da Turma/Disciplina
Selecionando essa opção, todo aluno excluído da turma/disciplina no RM, será suspenso/removido do curso no D2L.
Guia E-mail de Alunos
Essa guia é usada para configurar o envio de e-mails aos usuários criados.
E-mail de Alunos
Enviar e-mail ao criar aluno
Selecionando essa opção, todo usuário de aluno criado receberá um e-mail com as descrições configuradas abaixo.
HTML
Ao escolher esta opção, o e-mail será enviado no formato “HTML”, permitindo não apenas o envio de texto, mas também a inclusão de imagens.
Tags disponíveis
As Tags disponíveis possibilitam a personalização dinâmica de conteúdos, substituindo-as pelos valores correspondentes a cada usuário. Isso permite uma comunicação mais direcionada e individualizada.
E-mail destino
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- Email: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia de identificação do cadastro de aluno (PESSOA.EMAIL).
- Email complementar: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia complementar do cadastro de aluno (SALUNOCOMPL.EMAILD2L).
- Email pessoal: selecionando essa opção, irá enviar o e-mail para o endereço contido na guia de endereço do cadastro de aluno (PESSOA.EMAILPESSOAL).
Assunto do e-mail
Neste campo, é necessário inserir o conteúdo que representará o assunto tratado no e-mail.
Corpo do e-mail
Este campo deve ser preenchido com a mensagem que os alunos receberão após a criação de seus usuários, utilizando as Tags a seguir como exemplos:
Olá [[NOME]],
Bem-vindo à nossa plataforma educacional! Seu registro acadêmico (RA) é [[RA]].
Utilize a senha temporária [[SENHA]] para acessar sua conta. Após o login, recomendamos alterar sua senha para garantir a segurança da sua conta.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte