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Configurações

Guia de Configurações

Esta tela é onde você configura todas as interações dos serviços que serão integrados ao Workchat. Dessa forma, quando um usuário requisitar uma atividade (seja um relatório ou informação) via WhatsApp, a integração irá processar a solicitação utilizando as configurações previamente salvas.

Para iniciar, acesse o Menu Worknow para localizar os “Parâmetros Workchat”.

RM.exe > Educacional > Educacional > Worknow > Parâmetros Workchat

 

Serviço

Neste campo, você especifica um nome que servirá para identificar a requisição. Não há uma estrutura padrão para nomear o Serviço, então você pode escolher o termo mais apropriado para garantir o entendimento de todos os envolvidos. Esse nome será depois associado às configurações do WhatsApp.

Dica: ao nomear itens para integração, utilize nomes sem espaços, caracteres especiais ou acentos. Escolha termos claros e objetivos para garantir que todos os usuários compreendam facilmente a finalidade da configuração

WorkChat:  este registro corresponde ao campo “Código customizado” no Menu Integrações, dentro da edição de cada integração.

 

Tipo

Para cada recurso definido associa-se um tipo de serviço, podendo ser um Relatório, uma Consulta SQL ou uma chamada de API.

Relatório: o sistema irá gerar um relatório de acordo com a chave definida e enviá-lo para o WhatsApp no formato PDF.

Exemplo: uma solicitação da declaração de matrícula ou o plano de aula da disciplina.

Consulta SQL: irá enviar para o WhatsApp o resultado da consulta SQL definida na chave.  Esta consulta SQL deve retornar apenas duas colunas, que são o “Código” e a “Descrição“, conforme exemplo abaixo:

Isso irá refletir no WhatsApp mostrando primeiramente o código e em seguida a descrição. A consulta SQL exibirá cada registro em uma linha no WhatsApp.

Exemplo: Qual o horário de funcionamento dos setores da Instituição de Ensino.

Consulta API: O usuário solicita um serviço ou informação ao servidor por meio de uma chamada de API, e o sistema exibe o resultado no WhatsApp no formato PDF.

Importante: Todas as Consultas SQL e Relatórios utilizados na integração não podem receber a informação master da tabela mãe da Totvs, ou da tela/portal da Totvs. É necessário que eles possuam parâmetros de execução, como se fossem executados pelo RM Reports. Dessa forma, o sistema entenderá que os parâmetros passados no integrador através do whatsapp, serão os mesmos do relatório, como explicado abaixo.

 

Chave

Ou seja, trata-se de um código separado por ponto e vírgula, cuja sequência varia de acordo com o tipo de serviço.

Para Consulta SQL

COLIGADA ; CÓDIGO DO SISTEMA ; CÓDIGO DA CONSULTA

Para Relatório:

COLIGADA ; CÓDIGO DO SISTEMA ; CÓDIGO DO RELATÓRIO

Nota: ao realizar a configuração no contexto do TOTVS Educacional, é importante estar ciente de que as solicitações dos alunos podem exigir serviços de outro módulo do TOTVS.. Dessa forma pode-se construir relatórios e consultas em outros sistemas, como exemplo, uma consulta que identifique qual a data de devolução de um livro da biblioteca (Módulo Biblioteca), ou ainda uma informação de qual o código de barras do próximo boleto para pagar (Módulo Financeiro).

 

Parâmetros

A consulta desenvolvida para um relatório ou uma informação pode exigir parâmetros para exibir o resultado final. Assim, deve-se informar quais são estes parâmetros, separados por ponto e vírgula.

O WhatsApp capta essa informação e envia para que o TOTVS gere o serviço.

Em resumo este cadastro corresponde ao campo “Código do campo” na seção de Parâmetros da integração,  no Menu Integrações.

É obrigatório na consulta do SQL uma coluna código e uma coluna descrição.

 

Filtro

O relatório pode necessitar de um filtro para mostrar o resultado final. Portanto, é importante especificar esse filtro, utilizando a nomenclatura a seguir.

SALUNO;CODCOLIGADA;RA

 O primeiro campo é o nome da tabela, seguido do nome das colunas que se deseja filtrar.

Exemplo: 

Nota: O nome da coluna que se deseja filtrar deve ser exatamente o mesmo nome na consulta SQL do relatório ou do campo da tabela no caso de utilização da tabela MASTER.

Importante: Não se utiliza a função filtro para a “Consulta SQL” e “API”, é somente aplicado para o tipo “Relatório”.

Mensagem de Sucesso

Este é o local para configurar uma mensagem que notifica o usuário sobre a conclusão bem-sucedida de sua solicitação. Por exemplo, se um usuário pedir uma declaração de matrícula e a operação for concluída com sucesso, o sistema enviará a seguinte mensagem de confirmação: “Segue a declaração. Deseja algo mais?”.

Importante: esta mensagem padrão será utilizada quando o usuário não preencher estes campos, evitando assim que o usuário não receba nenhuma mensagem durante a solicitação.

Mensagem de Sucesso Padrão

 

Mensagem de Erro

Use este recurso em situações onde a mensagem do usuário não esteja alinhada com a transação solicitada ou quando não houver retorno da mensagem. Nestes casos, o sistema enviará uma mensagem de erro.

Importante: Esta mensagem padrão será utilizada quando o usuário não preencher estes campos, evitando assim que o usuário não receba nenhuma mensagem durante a requisição.

Mensagem de Erro Padrão

 

Ação Sucesso / Id Ação Sucesso

Esta opção é ativada ao concluir uma integração, como, por exemplo, após a emissão de uma “Declaração de Matrícula” acompanhada de uma mensagem de sucesso. Se necessário, uma ação adicional pode ser realizada utilizando as opções listadas abaixo:

  • Redigitar campo anterior: esta é uma ação específica, na qual o sistema irá executá-la apenas quando a validação de titularidade der erro. Neste caso, a mensagem que será enviada esta na aba contatos em “Mensagem de validação
  • Encaminhar para o atendente: um ticket será gerado e encaminhado para um atendente específico registrado no sistema, com base no ID fornecido no campo “ID Ação Sucesso” . É obrigatório preencher este campo. O atendente designado será responsável por lidar com a solicitação ou o problema relacionado.
  • Encaminhar para o departamento: após selecionar essa opção, um ticket será gerado e encaminhado para o departamento desejado com base no ID inserido no campo “ID Ação Sucesso”. É obrigatório preencher este campo. Esse ID corresponderá ao departamento específico no sistema de tickets.
  • Encaminhar para o menu: será redirecionado para o menu correspondente identificado pelo ID inserido no campo “ID Ação Sucesso”.
Importante: caso o campo “ID Ação Sucesso” não seja preenchido, será redirecionado de volta para o menu principal ou o primeiro menu do sistema.

Ação Erro / Id Ação Erro

Segue o mesmo princípio da “Ação Sucesso”, mas é ativada apenas quando ocorre o retorno de uma mensagem de erro. Se necessário, uma ação subsequente pode ser realizada utilizando as opções listadas abaixo:

  • Redigitar campo anterior: esta é uma ação específica, na qual o sistema irá executá-la apenas quando a validação de titularidade der erro. Neste caso, a mensagem que será enviada esta na aba contatos em “Mensagem de validação”. 
  • Encaminhar para o atendente: um ticket será gerado e encaminhado para um atendente específico registrado no sistema, com base no ID fornecido no campo “ID Ação Erro” . É obrigatório preencher este campo. O atendente designado será responsável por lidar com a solicitação ou o problema relacionado.
  • Encaminhar para o departamento: após selecionar essa opção, um ticket será gerado e encaminhado para o departamento desejado com base no ID inserido no campo “ID Ação Erro”. É obrigatório preencher este campo. Esse ID corresponderá ao departamento específico no sistema de tickets.
  • Encaminhar para o menu: será redirecionado para o menu correspondente identificado pelo ID inserido no campo “ID Ação Erro”.
Importante: caso o campo “ID Ação Erro” não seja preenchido, será redirecionado de volta para o menu principal ou o primeiro menu do sistema.

Campos Customizados

Nesta tela, você pode configurar o tratamento dos campos personalizados que serão integrados ao Workchat. Assim, sempre que um usuário solicitar uma atividade personalizada via WhatsApp, a integração processará a solicitação com base nas configurações previamente salvas.

 

Campo Customizado

Neste local, o código para preencher o campo personalizado é definido e o campo sempre executa uma consulta SQL usando a “Chave Consulta” cadastrada.

Nota: neste campo não é utilizado a mensagem de sucesso, pois a confirmação é realizada com o próprio retorno da consulta SQL.

 

Chave Consulta

Este é um código separado por ponto e vírgula que representa a consulta SQL a ser executada.

A consulta SQL de um campo customizado deve retornar somente duas colunas: “Código” e “Descrição”, conforme exemplificado abaixo.Isso será exibido no WhatsApp, indicando o código correspondente a cada descrição, permitindo que o usuário escolha a opção desejada digitando o código correspondente.

Parâmetros

Esta seção é usada para especificar os parâmetros que serão usados na consulta SQL a ser executada. Portanto, é necessário listar esses parâmetros separados por ponto e vírgula.

Por exemplo, para que o código personalizado CODFILIAL possa operar corretamente, é requerida uma consulta SQL utilizando o parâmetro CODCOLIGADA, com o objetivo de identificar as filiais associadas àquela coligada específica.

Mensagem de Erro

Esse recurso é empregado quando a mensagem enviada pelo usuário não está alinhada com a transação solicitada e/ou quando não há resposta para a mensagem. Nessas situações, o sistema envia uma mensagem de erro.

Importante: esta mensagem padrão será utilizada quando o usuário não preencher estes campos, evitando assim que o usuário não receba nenhuma mensagem durante a solicitação.

 Mensagem de Erro Padrão

 

Valida Titularidade

Esta função é aplicada quando é necessário que o usuário valide seus dados na plataforma.

Quando essa opção estiver selecionada, será necessário solicitar o CPF ou CNPJ do usuário nas configurações de Integrações no painel da Workchat. O campo deve conter pelo menos as palavras CPF ou CNPJ, podendo conter outras letras conforme necessário.

A validação verifica se o CPF ou CNPJ fornecido está registrado na base da Totvs, associado ao número de telefone que está realizando a solicitação. Se a validação for bem-sucedida, o processo continuará. Caso contrário, uma mensagem de consistência será enviada ao usuário:

Mensagem: O CPF/CNPJ digitado não condiz com o número de whatsapp cadastrado. Entre em contato com um atendente para atualização cadastral.

Ação/Id Ação

Esta opção será ativada ao término da execução do campo personalizado, por exemplo, quando o código ‘CODCOLIGADA’ for concluído apenas com uma mensagem de erro. Se preferido, uma ação pode ser executada por meio das opções a seguir:

  • Redigitar campo anterior: esta é uma ação específica, na qual o sistema irá executá-la apenas quando a validação de titularidade der erro. Neste caso, a mensagem que será enviada esta na aba contatos em “Mensagem de validação”. 
  • Encaminhar para o atendente: um ticket será gerado e encaminhado para um atendente específico registrado no sistema, com base no ID fornecido no campo “ID Ação Erro” . É obrigatório preencher este campo. O atendente designado será responsável por lidar com a solicitação ou o problema relacionado.
  • Encaminhar para o departamento: após selecionar essa opção, um ticket será gerado e encaminhado para o departamento desejado com base no ID inserido no campo “ID Ação Erro”. É obrigatório preencher este campo. Esse ID corresponderá ao departamento específico no sistema de tickets.
  • Encaminhar para o menu: será redirecionado para o menu correspondente identificado pelo ID inserido no campo “ID Ação Erro”.
Importante: caso o campo “ID Ação Erro” não seja preenchido, será redirecionado de volta para o menu principal ou o primeiro menu do sistema.
  • Finalizar Requisição: ao selecionar essa opção, você estará indicando que não há mais ações a serem realizadas e que deseja encerrar o processo atual.

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