Wikihelp
Seção
< All Topics

Integrações

Menu

Após configurar os parâmetros no TOTVS Educacional, avançamos para a próxima etapa: a configuração dentro do ambiente WorkChat

WorkChat > Configurações > Integrações

 

Primeiramente a- tela do menu “Integrações”  faz referência à identificação dos sistemas conectados com a Plataforma WorkChat. 

Dica: no entanto, se a instituição optar por diferenciar integrações por nível de ensino ou departamento, é possível configurar “n” sistemas para cada número de atendimento.

Isso simplifica situações em que bases de dados distintas são utilizadas na Plataforma WorkChat.

 

Detalhes

Assim, em cada sistema, será viável vincular as requisições que serão integradas com o TOTVS Educacional.

Então, siga os passos abaixo para acompanhar a inclusão de um novo serviço:

  • Identifique o sistema e clique em “Detalhes“.

ID: é um código que identifica qual é a integração, sendo único para cada sistema.

Código customizado: Corresponde ao campo Código do Sistema que foi informado nos parâmetros da integração dentro do TOTVS Educacional.

Essa informação será levada em consideração para estabelecer a conexão entre os sistemas.

Nome: é um campo texto que irá facilitar identificar qual é o cenário das configurações exibidas.

  • Conforme imagem anterior, para incluir as requisições que estarão vinculadas ao TOTVS Educacional, cliente em “Adicionar Integração“.

Serviço

  •  Campo “Código Customizado“: corresponde ao campo Serviço cadastrado nos parâmetros da Integração no TOTVS Educacional.

Assim para evitar erros, copie este valor do TOTVS e cole neste campo.

  •  O campo “Nome serve de referência aos administradores  da integração para que tenham ciência da requisição. Uma informação que não é visualizada pelo usuário final, ela apenas descreve o serviço. 
  • Em sequência ao cadastro do item é necessário informar quais são os Parâmetros do Serviço.

Entenda cada um dos campos, preencha os dados e quando finalizar clique em “Adicionar” para gravar o parâmetro.

Parâmetros

 

Texto de exibição: descrição a ser visualizada pelo usuário final nas interações do WhatsApp.

Código do campo: essa informação corresponde à coluna Parâmetros dentro das configurações da integração no  TOTVS Educacional. Dessa forma, deve existir uma linha para cada registro.

Atenção: para ser válido, este campo precisa ter no mínimo três caracteres.

Tipo do campo: selecione Texto caso o parâmetro requisitado necessite de uma resposta simples do usuário, como por exemplo, um registro acadêmico ou ainda um número de CPF. 

Tipo do campo: selecione Customizado se houver necessidade de consultar uma informação no banco de dados a serem listadas para escolha do usuário final. 

 

  • Após “Adicionar” as informações são salvas na grid abaixo com o Status padrão como “Ativo“.
  • Para finalizar o cadastro por completo clique em “Gravar” para que a integração seja salva. Se houver necessidade de cancelar, clique em “Fechar” ou fora da área delimitada para o cadastro.

Alteração

  • Assim que gravar os dados, a integração será listada em tela juntamente com as demais requisições definidas para o sistema em questão.

Clique em Editar para alterar informações e/ou incluir novos parâmetros.

  •  Contudo observe que novas opções são habilitadas.

Uma vez salvo e em utilização, não é possível excluir parâmetros, apenas Desativar.

Portanto a opção de Remover ficará habilitada apenas na fase inicial quando o cadastro ainda não foi salvo.

 

  • Assim clique em “Mostrar parâmetros desativados” para visualizar os itens que não estão mais ativos.

  • Para salvar os dados alterados/incluídos clique em “Atualizar“.

Atenção: contudo evite realizar alterações nessa tela quando estiver em horário com alto volume de requisições.

Dessa maneira, as mudanças serão aplicadas no ambiente de produção, potencialmente impactando conversas já iniciadas.

Dessa forma, se for necessário, planeje um tempo em que a quantidade de interações é baixa, assim aconselha-se a parar o JOB, realizar as alterações e reiniciar novamente. 

 

Execução de Processo TOTVS

Não é sempre necessário executar a integração manualmente; portanto, este processo permanecerá ativo 24 horas por dia.

Tags:
Sugira sua integração
close slider

    Gostaria de integrar o TOTVS a alguma Plataforma ?

    Deixe sua sugestão: