Wikihelp
Seção
< All Topics

Alunos

Guia de Alunos

Nessa guia, será parametrizado os dados dos alunos na integração.

 

Guia Criação de Alunos

Esta guia é usada para configurar a criação dos usuários, contendo o Tipo de Integração, Parâmetros de Busca, Parâmetros de Criação e Regras para a Criação.

 

Tipo de Integração

    • Inativo: selecionando este campo nenhum aluno será criada no Active Directory.
    • Padrão: selecionando este campo, o processo de integração irá criar os alunos conforme a estrutura parametrizada na grid.
    • Customizado: caso a estrutura padrão de criação de alunos não atenda a demanda da instituição é possível customizar esta criação através de uma fórmula visual.

 

Parâmetros de busca

Os “parâmetros de busca” referem-se aos critérios que você pode especificar ao realizar uma consulta ou pesquisa no diretório.

 

Campo de busca

Antes da criação do aluno é realizado uma verificação para constatar se o aluno já possui um cadastro no Active Diretory, segue abaixo os campos que podem ser utilizados para realizar essa validação:

      • Common Name (CN): se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o nome do aluno para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “Common Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário. 
      • User Principal Name (userPrincipalName): se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o nome principal do aluno para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “User Principal Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
      • User Logon Name (sAMAccountName: e essa opção for selecionada, a integração irá comparar o registro de login do aluno para verificar se o usuário está registrado no Active Diretory. Se o “Logon Name” for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDMICROSOFT correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.

 

Prioridade

A “Prioridade” é um atributo que varia de 1 a 3, onde o valor 1 indica a maior prioridade e o valor 3, a menor. Esse atributo é aplicado aos perfis de aluno, professor e funcionário. Quando um usuário possui múltiplos perfis atribuídos – por exemplo, possui simultaneamente o perfil de aluno e professor – a integração priorizará a criação do perfil que detém o valor mais baixo na escala de prioridade. Isso significa que, caso um usuário tenha perfil de aluno (prioridade 1) e também seja um professor (prioridade 2), a integração dará prioridade à criação do perfil de aluno devido à sua maior prioridade. Essa lógica é aplicada para garantir que o perfil mais importante ou central para a função do usuário seja definido em casos de múltiplas atribuições.

Ativa Criação de Aluno

Selecionando está opção a integração irá criar os usuários baseado na configuração utilizada em “Parâmetros de Criação”.

 

Parâmetros de Criação

    • Habilitar segurança: Durante a criação do usuário, ativará as medidas de segurança padrão ou pré-configuradas para o novo perfil. Isso pode incluir a exigência de uma senha forte, a definição de políticas de expiração de senha, restrições de acesso a determinados recursos ou pastas, entre outras configurações destinadas a proteger a conta do usuário e os dados associados a ela.
    • Não pode alterar senha: O usuário não poderá alterar a senha utilizada durante a criação.
    • Senha nunca expira: A senha informada durante a criação não terá um prazo de validade.
    • Senha expira agora: A senha informada durante a criação estará com a validade vencida, portanto o usário terá que redefinir uma nova senha.

 

Campo do “Common Name (CN)”

O Common Name será utilizado para criação do login do usuário no Active Diretory, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Código do Usuário para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo RA para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Coligada seguido do RA para compor o “Common Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERCNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERCNAD para preencher o ID “Common Name” durante a criação do usuário. O campo “USERCNAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.

 

Campo do Email

Será utilizado para preencher o email do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um sufixo, por exemplo utilizando o “RA” com sufixo “@wornow.com.br”: 12345@worknow.com.br

      • Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente Números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida do “RA” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
      • Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
      • Campo Complementar EMAILAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar EMAILAD para preencher o campo do Email durante a criação do usuário. O campo “EMAILAD” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.

 

Campo da Senha

A senha pode ser criada a partir dos campos descritos abaixo, se utilizar a opção “Fixa para todos” o campo “Senha fixa para todos:” irá liberar o preenchimento.

      • Fixa (primeira letra do nome maiúscula + segunda letra do nome minúscula + @ + “data de nascimento” ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, todos os usuários criados pelo integrador receberão uma senha gerada pelas duas primeiras letras do nome, sendo a primeira letra maiúscula e segunda letra minúscula, seguidas de @ e a data de nascimento (composta por dia, mês e ano, somente números).
      • Campo Complementar SENHAAD: ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar SENHAAD para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo SENHAAD é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.
      • Fixa para todos: ao optar por esta configuração, todos os usuários receberão a mesma senha. Lembrando que é necessário conter letra maiúscula, minúscula, símbolo, número e conter mais de oito caracteres.
      • CPF (apenas números): ao optar por esta configuração, a senha de todos os usuários será seu CPF, somente números.
      • Data de Nascimento (ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, a senha de todos os usuários será sua data de nascimento, composta por dia, mês e ano, somente números.

 

Campo do User Principal Name

Será utilizado para preencher o “User Principal Name”, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Código do Usuário para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “RA” para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Coligada seguido do RA para compor o “User Principal Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERPNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERPNAD para preencher o “User Principal Name” durante a criação do usuário. O campo USERPNAD é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.

 

Campo do User Logon Name

Será utilizado para preencher o “User Logon Name”, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.

      • Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Código do Usuário para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo RA para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Coligada seguido do RA para compor o “User Logon Name” durante a criação do usuário.
      • Campo Complementar USERLNAD: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERLNAD para preencher o User “User Logon Name” durante a criação do usuário. O campo USERLNAD é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.

 

Regras para Criação

Regra para criar/habilitar

Essa regra estabelece os critérios e os parâmetros a serem seguidos no processo de criação e habilitação de contas. Ela determina as condições específicas que devem ser atendidas para que um item seja criado e ativado com sucesso no ambiente do Active Directory.

      • Aluno com qualquer status: escolhendo essa opção, o aluno será criado e habilitado independente de sua situação de matrícula.
      • Aluno ativo no período letivo: escolhendo essa opção, todo aluno ativo no período letivo vigente ou informado na guia de condições será criado e habilitado.
      • Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para criar e habilitar o aluno de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
      • Usuário RM ativo: escolhendo essa opção, todo aluno que obtenha seu usuário ativo no RM será criado e habilitado.
      • Status de matrícula no curso/habilitação específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para criar e habilitar o aluno de acordo com a situação de matricula no Curso/Habilitação. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.

 

Regra pra desabilitar

Esta regra define as condições e procedimentos necessários para desativar ou desabilitar contas. Ela determina as condições específicas que devem ser atendidas para que a conta do usuário seja desativada ou removida do uso ativo na estrutura do Active Directory.

      • Não se aplica: selecionando essa opção, o integrador não irá desativar ou desabilitar contas de alunos.
      • Aluno NÃO ativo no período letivo: escolhendo essa opção, irá desabilitar todo aluno que não estiver com status ativo no período letivo.

      • Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para desabilitar o aluno de acordo com a situação de matricula no período letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
      • Usuário RM inativo: escolhendo essa opção, irá desabilitar todo aluno que obtenha seu usuário inativo no RM.
      • Status de matrícula no curso/habilitação específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para desabilitar o aluno de acordo com a situação de matricula no curso/habilitação. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
      • Não contido nos status do período letivo da inclusão: escolhendo essa opção, irá desabilitar todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para criar/habilitar > Status de matrícula no período letivo específico”.
      • Não contido nos status do curso/habilitação da inclusão: escolhendo essa opção, irá desabilitar todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para criar/habilitar > Status de matrícula no curso/habilitação específico”.

 

Guia Containers – Grupos

Esta guia é utilizada para configurar o ‘Container’ destinado à alunos com usuários ativos e inativos, bem como para configurar os “Grupos” correspondentes a cada disciplina.

 

Aplicar categoria atual para todas

Ao editar o primeiro curso, caso os demais tenham a mesma estrutura de Container e Grupo é possível replicar a parametrização para todos.

 

Container/Grupos

      • Nome: Preenchido automaticamente com as disciplinas disponíveis no contexto.
      • Usuários Ativos: Nesse campo deve-se preencher a Unidade Organizacional (Organization Unit – OU), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente aos alunos ativos. Exemplo de preenchimento: OU=Ativos,DC=empresa.
      • Usuários Inativos: Nesse campo deve-se preencher a Unidade Organizacional (Organization Unit – OU), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente aos alunos inativos. Exemplo de preenchimento: OU=Inativos,DC=empresa.
      • Grupos: Nesse campo deve-se preencher o Nome Comum (Common Name – CN), e o Componente de Dominio (Domain Component – DC) referente ao grupo. Exemplo de preenchimento: CN=Grupo1,DC=empresa.

Guia e-mail de Alunos

Essa guia é usada para configurar o envio de e-mails aos usuários criados.

 

E-mail de Alunos

Enviar e-mail ao criar aluno

Selecionando essa opção, todo usuário de aluno criado receberá um e-mail com as descrições configuradas abaixo.

HTML

Ao escolher esta opção, o e-mail será enviado no formato “HTML”, permitindo não apenas o envio de texto, mas também a inclusão de imagens.

Tags disponíveis

As Tags disponíveis possibilitam a personalização dinâmica de conteúdos, substituindo-as pelos valores correspondentes a cada usuário. Isso permite uma comunicação mais direcionada e individualizada.

Assunto do e-mail

Neste campo, é necessário inserir o conteúdo que representará o assunto tratado no e-mail.

Corpo do e-mail

Este campo deve ser preenchido com a mensagem que os alunos receberão após a criação de seus usuários, utilizando as Tags a seguir como exemplos:

Olá [[NOME]],
Bem-vindo à nossa plataforma educacional! Seu registro acadêmico (RA) é [[RA]].
Utilize a senha temporária [[SENHA]] para acessar sua conta. Após o login, recomendamos alterar sua senha para garantir a segurança da sua conta.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte
Essas Tags serão automaticamente preenchidas com informações específicas de cada aluno ao enviar os e-mails, personalizando as mensagens para cada destinatário.
Sugira sua integração
close slider

    Gostaria de integrar o TOTVS a alguma Plataforma ?

    Deixe sua sugestão: