Alunos
Alunos
Nessa guia, será parametrizado os dados dos alunos na integração.
Tipo de Integração
-
- Inativo: selecionando este campo nenhum aluno será criada no Canvas.
- Padrão: selecionando este campo, o processo de integração irá criar os alunos conforme a estrutura parametrizada na grid.
- Customizado: caso a estrutura padrão de criação de alunos não atenda a demanda da instituição é possível customizar esta criação através de uma fórmula visual.
Parâmetros de Criação
Parâmetros de Criação é um conjunto de parâmetros que define quais informações o usuário será criado no Canvas.
-
- Ativa/Bloqueia aluno baseado em matrícula: ativando essa Flag, os usuários que estiverem fora do intervalo parametrizado na aba de “Vínculos em Cursos” terão suas contas inativadas. No entanto, se um usuário inativo estiver atualmente vinculado a uma turma/disciplina, sua conta será ativada.
- Marcar automaticamente usuário como registrado: cria um usuário definitivo com login e senha.
- Utiliza Nome Social: utiliza o campo do nome social para criar o nome do aluno, o preenchimento desse campo deve ser composto, isso quer dizer que precisa ter nome e sobrenome.
- Valida matriz curricular do aluno: somente o aluno que possuir matriz curricular será criado.
Campo de busca no Canvas
Antes da criação do aluno é realizado uma verificação para constatar se o aluno já possui um cadastro no Canvas, segue abaixo os campos que podem ser utilizados para essa validação.
-
- Nome: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o nome do aluno para verificar se o usuário está registrado no Canvas. Se o nome for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDCANVAS correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
- Email: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o email do aluno para verificar se o usuário está registrado no Canvas. Se o email for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDCANVAS correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
- SisUserId: se essa opção for selecionada, a integração irá comparar o SisUserId (login), do aluno para verificar se o usuário está registrado no Canvas. Se o SisUserId (login), for identificado, será realizado o vinculo do usuário. Isso implica registrar o IDCANVAS correspondente ao usuário no RM, evitando a necessidade de criar um novo usuário.
Campo Unique ID
O Unique ID será utilizado para criação do login do usuário no Canvas, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.
-
- Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo Código do Usuário para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas.
- CPF (Somente Números): selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo CPF para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas.
- RA: selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo RA para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas.
- Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo Coligada seguido do RA para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas.
- Campo Complementar UNIQUEIDCANVAS: selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo complementar UNIQUEIDCANVAS para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas. O campo UNIQUEIDCANVAS é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.
-
- Email: selecionando essa opção, o integrador usará o conteúdo do campo Email para criar o registro de acesso do usuário. Isso significa que o conteúdo do campo será utilizado para fazer o login no Canvas.
Na tela abaixo, fica exemplificado onde o campo está localizado no Canvas.
Campo ID do SIS
Será utilizado para preencher o “ID dos SIS”, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, é recomendado utilizar o mesmo campo utilizado no “Unique ID”, segue abaixo os campos que podem ser utilizados.
-
- Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Código do Usuário para compor o ID do SIS durante a criação do usuário.
- CPF (Somente números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF para compor o ID do SIS durante a criação do usuário.
- RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo RA para compor o ID do SIS durante a criação do usuário.
- Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Coligada seguido do RA para compor o ID do SIS durante a criação do usuário.
- Campo Complementar USERCANVAS: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar USERCANVAS para preencher o ID do SIS durante a criação do usuário. O campo USERCANVAS é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.
Na tela abaixo, fica exemplificado onde o campo está localizado no Canvas.
Campo do Email
Será utilizado para preencher o email do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um prefixo e um sufixo, por exemplo utilizando o RA com sufixo @wornow.com.br: RA123@worknow.com.br.
-
- Código do usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Código do Usuário concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- CPF (Somente Números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo RA concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Coligada + RA: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo Coligada seguida do RA concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
- Campo Complementar EMAILCANVAS: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar EMAILCANVAS para preencher o ID do SIS durante a criação do usuário. O campo EMAILCANVAS é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.
Na tela abaixo, fica exemplificado onde o campo está localizado no Canvas.
Campo da Senha
A senha pode ser criada a partir dos campos abaixo, se utilizar a opção “Fixa para todos” o campo “Senha fixa para todos:” irá liberar o preenchimento.
-
- Fixa (2 Primeiras letras do Nome Xx + @ + Data de Nascimento: ao optar por esta configuração, todos os usuários criados pelo integrador receberão uma senha gerada pelas duas primeiras letras do nome, sendo a primeira letra maiúscula e segunda letra minúscula, seguidas de @ e a data de nascimento (composta por dia, mês e ano, somente números).Ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “SENHACANVAS” para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo “SENHACANVAS” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do aluno no RM Educacional.
-
- Fixa para todos: ao optar por esta configuração, todos os usuários receberão a mesma senha. Lembrando que é necessário conter letra maiúscula, minúscula, símbolo, número e conter mais de oito caracteres.
- Data de Nascimento (ddmmaaaa): ao optar por esta configuração, a senha de todos os usuários será sua data de nascimento, composta por dia, mês e ano, somente números.
Na tela abaixo, fica exemplificado onde o campo está localizado no Canvas.
Ativa Criação de Aluno
A criação do aluno pode seguir as seguintes regras, ao utilizar a regra Ativado com status do vínculo o usuário será criado respeitando a regra parametrizada na aba de Vínculo em Curso.
-
- Desativado: selecionando está opção a integração não fará a criação de usuários.
- Ativado normal: selecionando está opção a integração irá criar os usuários independente da sua situação de matricula.
- Ativado com status do vínculo: selecionando está opção a integração irá criar os usuários baseado na configuração utilizada na guia Vínculo em cursos.
Validação de matrículas
-
- Criação Normal: é feito uma validação se o aluno possui registro em uma turma/disciplina ativa.
- Criação sem Mat. Turma/Disciplina: irá validar se o aluno possui apenas registro no Período Letivo.
- Criação sem Mat. Período Letivo: não faz validações.
Provedor de autenticação (LDAP, CAS, SAML)
Se a instituição tiver um provedor de autenticação, ao preencher o campo, a integração buscará de acordo com a escolha no Campo de busca no Canvas para verificar se o usuário possui uma conta criada. Se existir, será realizado apenas o vínculo.
Parâmetros de Vínculo de Alunos
Nessa tela será parametrizado o vínculo de alunos.
Regra pra adicionar no curso
Data início do vínculo
-
- Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno será inserido ao curso no momento em que o curso for criado.
- Data Início da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de início da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
- Data da matrícula na Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente adicionado ao curso na data de matricula, isso quer dizer, na data em que inserido na turma/disciplina.
- Dias antes: o valor inserido neste campo será usado para subtrair dias da ‘Data de Início da Turma/Disciplina’ ou da ‘Data de Matrícula na Turma/Disciplina’, possibilitando a inclusão do aluno no curso antes da data de início. É essencial informar um valor igual ou menor ao especificado na criação do curso, pois só será viável adicionar o aluno se o curso já estiver criado.
Data final do vínculo
-
- Não usar: escolhendo essa configuração, o aluno não será desvinculado ao curso. Porém perderá acesso caso o curso seja finalizado ou concluído.
- Data Final da Turma/Disciplina: escolhendo essa configuração, o aluno será automaticamente desvinculado ao curso na data de final da turma/disciplina. Certifique-se de que as datas estejam devidamente preenchidas para garantir a precisão desse processo.
- Dias depois: o valor inserido neste campo será usado para adicionar dias à ‘Data Final da Turma/Disciplina’, o que possibilita que o aluno perca o acesso ao curso antes do término ou caso o curso não tenha regras de finalização. É essencial informar um valor igual ou menor ao especificado na finalizado do curso.
Regra para adicionar ao curso
-
- Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será adicionado ao curso.
- Aluno ativo no período letivo: escolhendo essa opção, todo aluno ativo no período letivo vigente ou informado na guia de condições será inserido ao curso.
Dica: Para saber o caminho desse campo dentro do RM, acesse o seguinte local.
TOTVS Educacional > Currículo e Oferta > Situação de Matrícula > Status no Período Letivo > Aluno Ativo. |
-
- Conta como auno matriculado na turma: escolhendo essa opção, todo aluno existente na turma/disciplina será inserido ao curso.
- Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para adicionar o aluno ao curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Aluno com qualquer status: escolhendo essa opção, o aluno será inserido ao curso independente de sua situação de matrícula.
Regra para remover do curso
-
- Desativar: optando por essa configuração, suspende o acesso do usuário ao curso. Ele ainda podem visualizar o conteúdo, mas não podem interagir ou participar. É útil quando um aluno precisa ser temporariamente impedido de participar do curso.
- Inativar: optando por essa configuração, remove o acesso do usuário ao curso. Quando um usuário é inativado, ele não pode mais acessar ou visualizar o curso. Os registros do aluno permanecem no curso, mas não podem interagir ou participar de nenhuma atividade.
- Remover: optando por essa configuração, exclui o usuário do curso. A remoção remove o usuário e seus registros do curso. Isso inclui notas, participação, envio de tarefas etc. É uma exclusão completa do curso.
-
- Não se aplica: escolhendo essa opção, o aluno não será desativado, inativado ou removido do curso.
- Aluno NÃO ativo no período letivo: escolhendo essa opção, irá desativar, inativar ou remover do curso. Todo aluno que não estiver com status ativo no período letivo.
Dica: Para saber o caminho desse campo dentro do TOTVS Linha RM, acesse o seguinte local:
TOTVS Educacional > Currículo e Oferta > Situação de Matrícula > Status no Período Letivo > Aluno Ativo. |
-
-
- Não conta como aluno matriculado na turma: escolhendo essa opção, irá desativar, inativar ou remover do curso. O aluno caso não esteja matriculado na turma/disciplina.
- Status de matrícula no período letivo específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para desativar, inativar ou remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula no Período Letivo. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Status de matrícula na disciplina específico: escolhendo essa opção, deve-se inserir um status de matrícula que funcionará como filtro para desativar, inativar ou remover o aluno do curso de acordo com a situação de matricula na Disciplina. Basta preencher o código da situação de matrícula. Se quiser adicionar mais de um status, separe-os por vírgula.
- Não contido nos status do período letivo da inclusão: escolhendo essa opção, irá desativar, inativar ou remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula no período letivo específico”.
- Não contido nos status a disciplina da inclusão: escolhendo essa opção, irá desativar, inativar ou remover do curso. Todo aluno que possuir um status diferente do inserido na “Regra para adicionar ao curso > Status de matrícula na disciplina específico”.
-
Importante: para que a regra de adicionar e remover os alunos funcione de forma harmônica é necessário adicionar regras semelhantes em ambos os campos. Exemplo: se escolher uma regra para adicionar relacionado à período letivo a regra para remover deve ser referente à período letivo também.
Manutenção em Seções
Selecionando essa opção, permite adicionar e remover alunos das seções criadas pela integração, seguindo as mesmas regras aplicadas aos cursos.
Manutenção em Alunos Excluídos da Turma/Disciplina
Selecionando essa opção, todo aluno excluído da turma/disciplina no RM, será removido do curso do Canvas.
Qtde dias para buscar no log: insira o número de dias que a integração buscará por alunos excluídos de turmas/disciplinas. Por exemplo, se um aluno foi excluído três dias atrás e você inserir ‘2’ nesse campo, o aluno não será removido do curso, pois não estará dentro do limite estabelecido. Essa função compara todos os alunos existentes no curso e na turma/disciplina. É importante notar que essa opção pode impactar significativamente o tempo de execução dos processos.