Professores
Guia Professores
Nesta guia, é possível definir a criação das nomenclaturas e o tratamento dos professores, além de configurar os parâmetros internos do Teams para a integração dos dados. Também é possível especificar as informações relevantes que serão utilizadas durante esse processo.
Tipo de Integração
- Inativo: ao selecionar este campo, nenhuma categoria será criada no MS Teams.
- Padrão: ao selecionar este campo, todos os elementos estabelecidos na categoria e na guia de cursos serão integrados conforme a estrutura parametrizada na grid.
- Customizado: dessa forma, a fórmula visual possibilita a definição de uma regra específica que atenda às necessidades de organização de ensino.
Parâmetros de Busca
Essa opção é utilizada para localizar usuários cadastrados no Azure AD e recuperar os dados correspondentes para a base da TOTVS Educacional. Isso elimina a necessidade de criar novos usuários, permitindo a reutilização e validação do cadastro existente durante a integração.
Campo de busca no Teams
-
- Email Pessoa: utiliza o e-mail pessoal do usuário como critério de busca.
- Email Teams: realiza a busca exclusivamente por e-mails criados dentro da plataforma MS Teams.
- Email Usuário: realiza a busca pelo email do usuário da plataforma MS Teams.
Ativa criação de professor
Se essa opção estiver habilitada, o professor será ativado no sistema desde o início e terá acesso imediato aos campos autorizados.
Parâmetros de Criação
Nesta etapa, será definido os parâmetros de criação para os campos de e-mail e senha.
Campo do e-mail
Será utilizado para preencher o e-mail do usuário durante a criação, caso seja necessário é possível adicionar um sufixo, por exemplo utilizando o “Código do professor” com sufixo “@wornow.com.br”: 12345@worknow.com.br.
-
- Código do Usuário: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do Usuário” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- CPF (Somente Números): selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo CPF concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Código do professor” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Coligada + Código do professor: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida do “Código do professor” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Chapa” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Coligada + Chapa: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo “Coligada” seguida da “Chapa” concatenando com o que foi inserido no campo Sufixo do e-mail para compor o endereço de e-mail durante a criação do usuário.
- Email: selecionando essa opção, o integrador utilizará o “Email” pessoal do usuário para preencher o endereço de e-mail durante a criação.
- Campo Complementar EMAILMSTEAMS: selecionando essa opção, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar EMAILMSTEAMS para preencher o campo do Email durante a criação do usuário. O campo “USRMSTEAMS” é um campo complementar localizado dentro do cadastro do professor no RM Educacional.
Sufixo do e-mail
O e-mail do professor poderá ser criado conforme um domínio com o nome da Instituição de Ensino ou conforme um padrão estabelecido para o Teams. Exemplo: @faculdade.com.br ou @escolabasica.com.br.
Campo da senha
A senha pode ser criada a partir dos campos descritos abaixo, se utilizar a opção “Fixa para todos” o campo “Senha fixa para todos:” irá liberar o preenchimento.
- Aleatória do Teams (envio por email): MS Teams se responsabiliza em criar a senha e enviar ao professor por e-mail.
- Fixa (2 primeiras letras do nome + @ + data de nascimento): a senha será composta pela concatenação das 2 primeiras letras do nome + @ + data de nascimento ddmmaaaa.
- Campo Complementar SENHATeams: ao optar por esta configuração, o integrador utilizará o conteúdo do campo complementar “SENHAMSTEAMS” para preencher a senha durante a criação do usuário. O campo “SENHAMSTEAMS” é um campo complementar localizado no cadastro do aluno no RM Educacional.
- Fixa para todos: todos os professores irão receber a mesma senha informada no campo “Senha fixa para todos”.
Senha fixa para todos
Ao escolher “Fixa para todos”, você poderá inserir a senha desejada nesse campo. Isso garantirá que todos os usuários tenham acesso à mesma senha com os requisitos de segurança necessários.
Tipo de Licença
É utilizado para definir o nível de acesso e os recursos disponíveis para cada usuário dentro da plataforma. O tipo de licença atribuído a um usuário determina o conjunto de aplicativos e serviços que ele pode utilizar.
As licenças variam conforme o plano e a edição, com cada tipo oferecendo diferentes níveis de funcionalidade e recursos adicionais.
Importante: se o cliente não tiver definido qual licença será utilizada, por padrão do professor é utilizado o STANDARDWOFFPACK_IW_STUDENT_A1
Guia Vínculo em Cursos
Regra para adicionar/remover do curso
Regra para adicionar ao curso
Ao utilizar o parâmetro de vínculo com regra de adição, o sistema pode ser configurado para adicionar automaticamente professores ao curso com base em critérios predefinidos.
-
- Não se aplica: nesse caso, o parâmetro de vínculo não se aplica a nenhum professor, o que significa que não há condições definidas para adicionar professores automaticamente ao curso.
- Existe na Turma/Disciplina: essa regra permite associar automaticamente um professor a uma turma ou disciplina com base na informação de que ele está listado como responsável ou vinculado à turma/disciplina no sistema educacional ou no sistema de gerenciamento do Teams.
NOTA: portanto, havendo registro na tabela SPROFESSORTURMA.CODPROF, o professor será integrado ao MS Teams independentemente do início de sua atuação.
-
- Data inicio do professor na turma: é possível definir uma data específica para que o professor comece a ser automaticamente associado à turma ou disciplina. Isso é útil quando o professor inicia suas atividades em um período específico, garantindo que a associação ocorra somente a partir dessa data.
- Data inicio do professor na turma: é possível definir uma data específica para que o professor comece a ser automaticamente associado à turma ou disciplina. Isso é útil quando o professor inicia suas atividades em um período específico, garantindo que a associação ocorra somente a partir dessa data.
NOTA: a data de início é registrada no vínculo do professor com a turma (SPROFESSORTURMA.DTINICIO). Ao selecionar essa opção, é importante especificar quantos dias antes dessa data o professor será associado à plataforma.
Dias antes
Este campo é utilizado para adicionar dias antes da data preenchida na turma/disciplina, para que o professor seja inserido no curso antes da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o professor será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do professor ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina.
Regra para remover do curso
Utilizado para definir as condições nas quais um professor será automaticamente removido de um curso ou disciplina específica no Microsoft Teams, garantindo que o professor seja removido adequadamente quando não cumprir mais os critérios estabelecidos pela instituição de ensino ou quando seu período letivo expirar.
-
- Não se aplica: nesse cenário, o parâmetro de vínculo não se aplica a nenhum professor, significando que não há condições estabelecidas para a remoção automática do professor do curso.
- Não se aplica: nesse cenário, o parâmetro de vínculo não se aplica a nenhum professor, significando que não há condições estabelecidas para a remoção automática do professor do curso.
Dica: ao “Remover” um professor, ele será excluído do curso, resultando na perda de seu histórico de participação. Portanto, é recomendado que o docente seja apenas “Suspenso”.
-
- NÃO existe na Turma/Disciplina: essa regra é utilizada para remover automaticamente o vínculo entre um professor e uma turma ou disciplina quando ele não está mais associado ou designado para essa turma ou disciplina no sistema educacional ou no LMS.
- Data término do professor na turma: é possível definir uma data específica para o término da associação do professor com uma turma ou disciplina, garantindo que o vínculo seja automaticamente removido após a data especificada.
NOTA: a data final é registrada no vínculo do professor com a turma (SPROFESSORTURMA.DTFIM). Também é possível suspender professores quando a data de término do vínculo com a turma for atingida.
Dias depois
Este campo é utilizado para adicionar dias depois da data preenchida na turma/disciplina, para que o professor seja desvinculado do curso depois da data prevista no RM. Ao preencher esse campo, o D2L refletirá uma data inserção alterada. A data inserida aqui afeta a data em que o professor será inserido ao curso. Se este campo estiver com valor zero, ele seguirá a data preenchida na turma/disciplina. Em outras palavras, o vínculo do professor ao curso seguirá a data inicial e final da turma/disciplina.
Usuários em Exceção
Guia e-mail de Professores
Campo destinado à personalização de um e-mail de boas-vindas padrão para o professor, informando-o sobre a criação de seu acesso como usuário na plataforma MS Teams.
E-mail de Professores
Enviar e-mail ao criar professor
Essa função é útil para automatizar o envio de boas-vindas, informações importantes e outras comunicações essenciais aos novos professores imediatamente após a criação de suas contas no Microsoft Teams.
HTML
E-mail destino
Quando selecionado as informações e notificações serão enviadas para o endereço de e-mail principal do professor cadastrado no sistema.
Preencha o e-mail no campo a seguir.
TOTVS Educacional > Currículo e Oferta > Professor > Identificação > Email. |
-
- E-mail Teams
As informações e notificações são enviadas diretamente para a caixa de correio do professor no Microsoft Teams. Essa opção é ideal para garantir que o professor receba as informações diretamente no Teams, onde é mais provável que ele acompanhe suas atividades escolares.
-
- E-mail Pessoal
Geralmente utilizado quando o professor possui mais de um endereço de e-mail cadastrado no sistema. Nesse caso, é possível selecionar um endereço específico para enviar as informações e notificações. Isso é útil quando o professor tem um e-mail secundário ou de contato alternativo.
Abaixo, insira o e-mail pessoal
TOTVS Educacional > Currículo e Oferta > Professores > Endereço > E-mail Pessoal |
Assunto do e-mail
Neste campo, é necessário inserir o conteúdo que representará o assunto tratado no e-mail.
Corpo do e-mail
Este campo deve ser preenchido com a mensagem que os professores receberão após a criação de seus usuários, utilizando as Tags a seguir como exemplos:
Olá [[NOME]],
Bem-vindo à nossa plataforma educacional! Seu Código do Professor é [[CODPROF]].
Utilize a senha temporária [[SENHA]] para acessar sua conta. Após o login, recomendamos alterar sua senha para garantir a segurança da sua conta.
Atenciosamente;